Seguidores

09 setembro 2014

Como ajudar o filho a aprender um novo idioma

A infância pode ser um período muito propício para se despertar o gosto por línguas estrangeiras, da mesma forma como o prazer de ler, o estudo de idiomas pode ser incentivado de maneira simples e divertida.
Nesta fase a criança está a procura de novidades e é essa curiosidade que faz crescer a ligação com o universo das línguas estrangeiras. A partir dos 5 ou 6 anos a criança já pode ser inserida nesse contexto, de leve, sem muitas cobranças, para que ela desperte o prazer em estudar uma língua diferente da sua.
A forma como esse estudo é introduzido faz grande diferença, por isso a importância de utilizar jogos, brincadeiras e músicas para naturalmente os novos sons e pronúncias serem assimilados.
Quando o pai ou a mãe dispõe de tempo, pode inclusive trabalhar isso em casa. A partir de um vocabulário simples, números, cores, nomes de frutas e animais o estudante começa a formar sua pequena bagagem de conhecimento e ao longo do tempo aumenta naturalmente. O segredo para dominar outro idioma é a dedicação e a prática.
Neste ponto, a tecnologia representa uma grande ajuda, mesmo em casa há muitas possibilidades de ouvir, escutar e fazer exercícios de inglês. Os cursos de inglês online  são muito procurados pela comodidade de se estudar em qualquer lugar, para adultos e crianças, de acordo com o nível de conhecimento.
A família que opta por matricular o filho em cursos presenciais e tradicionais é um investimento válido, desde que haja a continuidade do estudo em casa, somente assistir as aulas não vai resultar em um grande aumento do conhecimento, porque um idioma precisa ser mastigado e usado para ser bem assimilado.
Incentive a elaboração de um vocabulário com palavras novas, divida o tempo de estudo entre ouvir – listening, realizar exercícios gramaticais escrever e tentar falar. Caso algum amiguinho na vizinhança também estude, é interessante trocar conhecimento e incentivar a comunicação na língua estrangeira, pode ser divertido.
Filmes infantis podem ser assistidos na língua inglesa com legenda, as músicas e os diálogos simples são uma ferramenta de grande ajuda na memorização de frases e expressões. Elogie cada passo dado e celebre as conquistas. A criança ao se sentir segura leva o gosto pelo conhecimento adiante e no futuro tem a tendência de desenvolver mais profundamente o estudo e inclusive, incluir outras línguas no currículo.

Você acha importante seu filho aprender inglês?

Por Roberta Clarissa Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA!
DEIXE O SEU RECADO OU SUGESTÃO.