Seguidores

12 julho 2014

Desafios na escolha da profissão


Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil e pode se tornar uma tortura para muitos jovens que precisam se posicionar diante de uma escolha de profissão. São muitos desafios, mas, nessa hora, é preciso se informar e planejar a longo prazo. Saiba como isso pode ser feito.
Geralmente escolher a profissão ocorre em uma época de transformações e muitas mudanças físicas e psíquicas, e, para agravar mais ainda, a família, a sociedade e os amigos cobram urgência nessa decisão em que os jovens podem nem estar preparados para tomar, muitos deles não estão, de acordo com as pesquisas.
Indecisos, assustados e confusos, alguns jovens acabam se decidindo devido ao:
·         Medo de ficar atrasado: eles ficam com medo de ficar para “trás” em relação aos colegas, ou velho demais para iniciar no mercado de trabalho;

·         Momento de pressão: no final do último ano vários fatores aumentam a pressão sobre a escolha: a entrega de trabalhos, provas finais, cobrança dos pais sobre a profissão e o vestibular. Os jovens acabam se sentindo obrigados a fazer uma rápida escolha e, em 80% dos casos, optam pelo curso que a família sempre indicou, mas sem para parar refletir e saber se realmente é o que deseja;
Mesmo que o estudante tenha mantido o sonho de criança sobre “o que vai ser quando crescer”, na hora de se inscrever no vestibular surge uma dúvida se está ou não certo da escolha. Isso pode ser pelo fato do leque de alternativas para um curso superior que chegam a ser mais de 150 opções e sempre surgem novas carreiras. Mas o que fazer?
O jovem não pode encarar esse turbilhão de dúvidas como um grave problema, pois a insegurança sobre a escolha profissional é um sintoma produtivo e saudável e tem muitos caminhos abertos à frente. É mais fácil de acertar na escolha a pessoa indecisa do que a que se apoia em fantasias. Vale lembrar que todas as escolhas pressupõe a incertezas e a uma doze de risco.
Como diminuir a pressão em relação à escolha profissional?
Uma das maneiras é saber que a escolha profissional não precisa ser definitiva.  Durante a faculdade é comum surgir novos caminhos, pois o mercado mesmo poderá exigir adaptações. Tenha em mente que a faculdade é apenas um alicerce, uma plataforma para a construção da sua vida profissional.
Se reparar, você poderá encontrar arquitetos trabalhando na área comercial, engenheiros se dedicando na área de finanças, entre outros. Mudar não significa fracassar, mas sim uma aceitação de desafios que a vida acabou trazendo. A escolha da profissão é um esboço para o seu projeto de vida.
O jovem indeciso pode e precisa investigar melhor a profissão escolhida e para isso, ele poderá ir a uma faculdade que ofereça o curso desejado e pedir para assistir uma aula, obtendo mais informações sobre o curso e tirando todas as dúvidas. Outra forma é fazer teste vocacional, que é oferecido pela internet e em faculdades também.
Lembre-se: o sucesso profissional depende apenas de 30% de conhecimento e 70% de atitude. Jamais escolha uma profissão porque ela está no auge do mercado, pois o abandono por sua parte será inevitável.

Dafna Obadia

2 comentários:

  1. É realmente um desafio que gera muitas dúvidas e uma escolha errada é a garantia de uma grande frustração.
    Beijos e uma linda semana

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA!
DEIXE O SEU RECADO OU SUGESTÃO.