Seguidores

18 julho 2016

Sequência Didática – Boneca de Lata



Objetivo Geral:

Desenvolver e trabalhar o equilíbrio, expressão corporal. Coordenação motora estimulando o movimento, orientação espacial, atenção, percepção visual, auditiva e tátil.

Objetivos Específicos:

1- Interagir com a boneca junto as crianças através da música: “ Minha boneca de lata”.
2- Vivenciar a dança a partir de movimentos específicos. Faixa etária 02 à 12 anos.

Área do conhecimento: Movimento, autonomia, conhecimento das partes do corpo e identidade.

Conteúdo: Desenvolver na criança o movimento, as relações sociais e afetivas por meio do brinquedo de sucata, através do lúdico.



EIXOS/OBJETIVOS/PROCEDIMENTOS MATEMÁTICA

Espaço e forma:

 Reconhecer seu próprio corpo como referencial de localização e deslocamento no espaço (em cima e embaixo, acima e abaixo, frente e atrás, direita e esquerda, dentro e fora);
Antecipar resultados de composição e decomposição de figuras bidimensionais e tridimensionais (quebra-cabeça, tangram, brinquedos produzidos com sucatas).

Números e operações:

Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.
Grandezas e medidas:

Experimentar situações cotidianas ou lúdicas, envolvendo diversos tipos de grandezas: comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo;
Realizar a leitura de horas, comparando relógios digitais e analógicos de ponteiro.

Tratamento da informação:

Elaborar listas,  tabelas simples, gráficos de barras e pictóricos para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.

LÍNGUA PORTUGUESA

Oralidade:

Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.

Leitura:

Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos;
Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
Produção de textos escritos:

Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais, para atender diferentes finalidades, com ajuda de escriba;
Produzir textos com autonomia e com a ajuda de um escriba, para atender a diferentes finalidades.
Análise Linguística ( Discursividade , textualidade, normatividade:

Reconhecer as diferentes variantes de registro, de acordo com os gêneros textuais, em situações de uso.
Análise Linguística (Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética):

Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito;
Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
Ouvir, cantar, ler, interpretar e representar a música BONECA DE LATA;
Antecipar conhecimentos e conceitos a partir de análise de imagem;
Produzir boneco coletivo e individual, identificando as partes que compõem um corpo humano;
Produzir lista dos brinquedos que a turma conhece, já viu, utilizou ou possui;
Fazer pesquisa, entre os alunos participantes da Sequência Didática, dos brinquedos preferidos, a partir de uma relação prévia;
Elaborar gráfico de barras a partir dos resultados obtidos na pesquisa;
Utilizar balança e fita métrica para medir a altura e o peso de cada criança, fazendo comparações e associações, após os resultados;
Ouvir, cantar e representar músicas PAI ABRAÃO e TUMBALACATUMBA;
Produzir relógio analógico;
Ler e interpretar horas em relógio analógico e digital;
Resolver situações-problema envolvendo a música BONECA DE LATA;
Registrar por meio de textos ou desenhos a aula ocorrida em cada dia, durante o período de realização da Sequência Didática;
Produzir uma Boneca de Lata, por turma, com latas e garrafa pet, que passeará em todas as casas dos alunos da turma e depois será doada para a escola.


Fonte: http://atividadesparaprofessores.com.br/boneca-de-lata-sequencia-didatica/

Sugestões de Outras Atividades








Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA!
DEIXE O SEU RECADO OU SUGESTÃO.