Seguidores

20 abril 2016

Atividades com Cantiga


O Cravo Brigou com a Rosa

Em uma roda de conversa, pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre as cantigas populares. É importante que reforce junto aos alunos a necessidade de que todos devem ser ouvidos e que todos devem escutar com atenção o que está sendo falado.

Vocês já ouviram falar sobre cantigas populares?

Sabem o que são cantigas?

Vocês já cantaram ou ouviram alguma cantiga popular?

Participaram dessa cantiga na escola ou em outro local?

Quais as características das cantigas?

Cantigas populares ou cantigas de roda é um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.

1-Cantar  uma vez a cantiga e proponha que todos os alunos cantem juntos.

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA,
DEBAIXO DE UMA SACADA.
O CRAVO SAIU FERIDO
 E A ROSA DESPEDAÇADA.


O CRAVO FICOU DOENTE,
A ROSA FOI VISITAR.
O CRAVO TEVE UM DESMAIO,
E A ROSA PÔS-SE A CHORAR.


O CRAVO TEM VINTE FOLHAS,
A ROSA TEM VINTE E UMA,
O CRAVO BRIGOU COM A ROSA,
PORQUE A ROSA TEM MAIS UMA.

Domínio  publico


2-Vivenciar a cantiga em uma roda com todos os alunos de mãos dadas e cantando.

3-Sugestão de dramatização:

Entregar aos alunos uma cópia da letra da cantiga e propor uma leitura coletiva. Retome com os alunos a importância de escutar e respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias. Após a leitura, solicite aos alunos que sublinhem no texto a palavra que eles desconheçam.
Explicar para os alunos o significado de cada palavra desconhecida e leia a cantiga explicando o sentido de cada verso, que essa cantiga mostra a história de duas flores que não se entendiam bem, que brigaram e se machucaram. Que no desenrolar da história eles se encontram, ainda brigando, mas que no final eles se reconciliam e ficaram felizes.

Interpretando a cantiga

Para iniciar essa atividade você deverá retomar com os alunos a letra da cantiga “O cravo e a rosa”.
Ao trabalhar diferentes atitudes e valores o discurso argumentativo é importante, pois propicia a socialização de diversas opiniões, possibilitando a interação entre os alunos, assim, diga os quatro primeiros versos da cantiga “O cravo e a rosa”. Logo após questione:

a- Na opinião de vocês é bom ou ruim brigar? Por quê?

b- Será que quando alguém sai ferido de uma briga ele acha ruim ou bom? Por quê?

c- O que significa a rosa ter saído despedaçada?

d- Vocês já viram alguém brigando aqui na escola? O que vocês fizeram?

e- Vocês acham certo brigar para resolver algum problema?

f- O que poderemos fazer para não brigar com ninguém?

Quando os argumentos estiverem esgotados, leia os outros quatro versos da cantiga “O cravo e a rosa” e faça indagações do tipo:

a- Qual foi o motivo da visita da rosa para o cravo?

b- Que sentimento a rosa teve ao visitar o cravo?

c- Por que será que a rosa pôs-se a chorar?

d- O que você pensa sobre a letra desta cantiga de roda?  Briga, reconciliação, lágrimas, o que significa tudo isto para vocês?

e- Vocês aprenderam alguma coisa com a cantiga de roda “O cravo e a rosa”? O que foi?

Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Brinque. Book  Canta e Dança  do Projeto trilhas

5 comentários:

  1. Que bela sugestão para trabalhar cantiga de roda.
    É importante fazer o regaste da nossa cultura popular e de forma lúdica como você propõe fica ainda mais prazeroso. Amei a dica
    Tenha um ótimo dia Valdete
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa atividade muito bom de se trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa atividade muito bom de se trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Amei!!!! A roda de conversa é sempre importante para o desenvolvimento das atividades.

    ResponderExcluir
  5. Amei!!!! A roda de conversa é sempre importante para o desenvolvimento das atividades.

    ResponderExcluir