Seguidores

15 março 2015

Dia Mundial da Água 22/03


O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março.
A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.
Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano.
A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.


Ciclo da água




O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, consiste no processo dinâmico de diferentes estágios da água. Para melhor compreensão deste ciclo podemos iniciar sua explicação através da evaporação da água dos oceanos. O vapor resultante das águas oceânicas é transportado pelo movimento das massas de ar. Sob determinadas condições, o vapor é condensado, formando as nuvens, que por sua vez podem resultar em precipitação. A precipitação pode ocorrer em forma de chuva, neve ou granizo. A maior parte fica temporariamente retida no solo, próxima de onde caiu, e finalmente retorna à atmosfera por evaporação e transpiração das plantas. Uma parte da água resultante, escoa sobre a superfície do solo ou através do solo para os rios, enquanto que a outra parte infiltra profundamente no solo e vai abastecer o lençol freático.

Preservação da água


Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da terra, o ciclo natural vem sofrendo alterações. Os intensos desmatamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d'água, levando a desaparecerem no período de estiagem. A impermeabilização do solo das cidades, com asfalto, cimento e calçamento, reduz a infiltração da água, deixando também de abastecer os cursos subterrâneos. Muitas cidades precisam dessa água, retirada com a perfuração de poços, para atender as suas necessidades.
A preservação dos rios é a preservação da vida, é a preservação da natureza. Muitas cidades são formadas próximas os rios, onde suas águas são aproveitados como fontes de abastecimento, de alimento, de uso doméstico, de irrigação, produção industrial, fonte de energia, meio de transporte etc.
A distribuição da água pelo planeta não é feita de forma regular, em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e seu aproveitamento pelo homem. Diversas formas são encontradas para resolver esse problema, entre elas, a construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios, beneficiando áreas secas, transformação de água salgada em água doce, pelo processo de dessalinização etc.

www.brasilescola.com

2 comentários:

  1. A água é nosso bem mais precioso. Que todos se conscientizem da necessidade de usá-la racionalmente, sem desperdício.
    Parabéns pela excelente postagem
    Um ótima semana para você amiga Valdete
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A água é um fomento da vida,
    Que quando escassa, maltrata.
    Porém, só é valorizada, querida,
    Quando é sentida a sua falta.

    É isso aí minha amiga! As pessoas só dão valor as coisas quando perdem. Bela postagem professora! Me fez voltar ao passado. Rsrs.

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir