Seguidores

10 julho 2014

Como ajudar os filhos a organizar o quarto


A organização pessoal e o cuidados com os pertences pessoais, a limpeza e responsabilidade são qualidades apreciadas por todos. Porém sabemos que para o ser humano se acostumar e incluir esses requisitos na vida pessoal, é primordial a educação ainda na infância. O que significa que a família deve ter isso como prioridade.
Essa é uma atividade contínua, precisa-se de paciência e persistência. É comum diante da desobediência ou falta de interesse da criança em arrumar os brinquedos os pais fazerem no lugar ou a babá que trabalha na casa. Um erro. Deve-se sempre tentar mostrar a criança que ela deve cooperar, se brincou arruma, se espalhou junta, se usou guarda. Os pais devem fazer junto com o filho inicialmente, fazer elogios durante a divisão de tarefas e mostrar o quanto é melhor deixar o quanto arrumado ao invés de ter brinquedos espalhados por todos os lados.
Se fizer parte da rotina desde cedo será mais fácil dar continuidade depois, do que achar que somente quando estiverem mais velhos vão saber colocar os objetos em ordem. A mesma base de funcionalidade é para a higiene pessoal, desde cedo deve ser orientada como parte essencial da rotina de cada indivíduo.
Um investimento é ter caixas organizadoras à disposição, armários simples onde as crianças podem abrir um gavetão e colocar os brinquedos dentro. Caso alguns tenham partes pequenas, é melhor guardar em sacolas plásticas para não perder ou se misturar com os outros. Até caixas de sapatos podem ser usadas, será uma diversão customiza-las com recortes ou pintar e empilha-las para guardar objetos.
No quarto deve existir também um espaço apenas para as atividades escolares e os materiais. Não é necessário nada tão incrementado, porém que o aluno tenha o que precisa perto, além do espaço ser bem iluminado e tranquilo, longe de TV e vídeo game.
Você pode também pedir a ajuda da criança quando for colocar as roupas limpas e engomadas dentro da cômoda ou guarda-roupa, é válido fazer o filho observar que para tudo é necessário organização. Se for viajar tente incluir a criança na hora de arrumar a mala, pelo menos separar em cima da cama o que será levado, mostre o que é importante levar na mala e peça ajuda, talvez será engraçado saber o que eles levariam como bagagem.
Criança adora interagir e se sentir importante em atividades, mesmo para organizar. Uma dica é fazer uma tabela e colocar na parede, assinalar os deveres e adicionar uma estrela ou marca de satisfação pela tarefa cumprida. Não se preocupe se houver resistência no início, não é problema da criança, ou porque seu filho é mais desorganizado do que o vizinho. O fato é que não há ainda um amadurecimento para saber a diferença, porém já é possível visualizar que um quarto organizado e limpo é mais saudável e confortável do que em meio à uma grande bagunça, ajude os pequenos a perceber.
Seu filho(a) costuma arrumar os brinquedos depois de brincar?

Roberta Clarissa Leite

4 comentários:

  1. Estamos pondo em pratica de como ensinar as crianças a arrumar o quarto deles o brigada
    pelos seus projetos ser tão bacana...Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Valdete
    Como é importante incutir bons hábitos nas crianças desde a mais tenra infância. Isso trará grandes benefícios quando forem adultos. Uma super e valiosa dica.
    Beijos e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gracita.
      Ótimo final de semana também.
      Bjs.

      Excluir