Seguidores
28 novembro 2013
24 novembro 2013
23 novembro 2013
22 novembro 2013
Sequência Didática Chapeuzinho Vermelho
Público alvo: 2º Ano
Área de conhecimento:
Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Ciências
Eixo de aprendizagem:
Leitura
Produção de texto
Oralidade
Análise linguística
Direitos de aprendizagem:
Ler textos com autonomia.
Estabelecer relação de
intertextualidade entre textos.
Organizar o texto, dividindo-o em
tópicos e parágrafos.
Participar de interações orais em
sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de
fala.
Reconhecer gêneros textuais e
seus contextos de produção.
Identificar e fazer uso de letra
maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções.
Pontuar texto.
Conteúdos abordados:
Leitura,
interpretação oral e escrita do conto e de outros textos;
Ordenação
de fatos;
Listagem
de contos;
Formação
de novas palavras;
Separação
de sílabas;
Formação
de frases;
Caça
palavras;
Cruzadinha;
Produção
de texto coletiva;
Texto
informativo;
Receita
culinária;
Situações
problemas;
Serviços
públicos;
Problemas
ambientais;
As
consequências das queimadas nas florestas;
Formas de organização dos alunos:
Em
dupla;
Individual;
Período
de duração: 15 dias
Brincadeiras
ou jogos contemplados:
Jogo da amarelinha das palavras
Caça rimas;
Quem escreve sou eu;
Que horas são senhor lobo?
Jogo das palavras;
Recursos
utilizados para o desenvolvimento da aula:
Cantinho da leitura
Livro didático;
Livros do (FNDE
/ PNBE);
Data show;
Computadores (STE);
Câmara digital;
Canetão.
Bibliografia:
http://professoraangelapinheiro.blogspot.com.br
http://revistaescola.abril.com.br
21 novembro 2013
15 novembro 2013
A Formiga e a Pomba
A Formiga e a Pomba
Uma Formiga foi à margem do rio para
beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se
afogar.
Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela.
A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé.
Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Moral da História: Trate bem seu próximo que ele lhe tratará bem também.
Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela.
A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé.
Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Moral da História: Trate bem seu próximo que ele lhe tratará bem também.
Atividades de interpretação
01-Este texto é uma.
(
) fábula
( ) receita
02- Onde a formiga foi beber água?
( ) na fonte (
) no rio
03-O assunto deste texto é:
( ) a formiga malvada
( ) a troca de favores
04- Porque a formiga picou o caçador?
( ) Para salvar a pomba
( ) para fazer brincadeira
05-Para que serve uma fábula?
( ) divertimento
( ) ensinamento
06-Que animais aparecem no texto?
14 novembro 2013
13 novembro 2013
12 novembro 2013
05 novembro 2013
02 novembro 2013
Assinar:
Postagens (Atom)