Seguidores

26 agosto 2012

ATIVIDADES DO PROJETO: "OS VÁRIOS SABERES DA RECICLAGEM"/2012

Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, ou o que é mais alarmante ainda, poluir esse ambiente jogando nele tudo o que descartamos, faz-se necessário buscar novos caminhos que nos leve a uma nova relação com esse meio. A reciclagem é um desses caminhos. E melhor ainda quando a reciclagem de muitos produtos descartados é utilizada na alfabetização e aprendizagem dos alunos. Quando um aluno desenvolve uma atividade que chama a sua atenção, ele expressa aquilo que pensa e sente e produz um surpreendente conhecimento. Por meio de suas criações é possível perceber seu conhecimento intelectual já adquirido, sua necessidade de aprender mais, suas deficiências, seus interesses e conflitos, assim como a sua criatividade. Trabalhar reciclagem utilizando aquilo que seria descartável ou do que já foi descartado é construir um saber consciente a partir da criatividade e da participação direta do aluno na coleta, seleção e confecção de materiais pedagógicos que lhe proporcionam novos conhecimentos. O álbum é o resultado da aplicação do projeto “Os vários Saberes da Reciclagem” que está sendo desenvolvido com os alunos do Programa de Acompanhamento Escolar/2012, reaproveitando materiais recicláveis na confecção de jogos pedagógicos.

4 comentários:

  1. Oie, passei por aqui para lhe servir um cafezinho especial.
    Olha o cafezinho!!!
    Saindo fresquinho!!!
    Ele é feito com água da fonte da vida, fervido com fogo do Espírito Santo, misturado com pó da felicidade e adoçado com a doçura do amor, preparado pelos anjos do céu, servido especialmente pra vc.
    Bju
    http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querida!!

    Tudo em paz?

    Amiga eu postei a praia de Genipabu que fica no estado do Rio Grande do Norte.
    Confira as lindas fotos que fiz para você.
    Abraços do www.profetizandotudoposso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá amigas! Está rolando no meu blog um sorteio duplo, eu e minha mãe estamos no clima da blogsfera e estamos com o nosso primeiro sorteio. Tem algumas regrinhas mas vale a pena . Passa lá no blog e participa. Bjuss te espero.

    ResponderExcluir
  4. Olá Valdete! Que texto maravilhoso esse. Pena que alguns conceitos vão ficando para trás. O primeiro dele, penso ser uma postura mais consciente sobre o desperdício dessa sociedade consumista, que perde comida, roupa, equipamentos, calçado e outros, em função da moda. Outro, penso ser a conservação dos bens adquiridos para que eles não se deteriorem e sejam jogados, simplesmente. Também penso no preconceito, fruto também dessa sociedade doentia, sobre os recicladores, que são vistos mais como lixeiros. Sei de comunidades que foram retiradas dos lixões e hoje selecionam produtos descartados e se beneficiam muito dessa ação. Mas, jogar papel na rua virou rotina. Já que todo mundo faz, então vamos fazer também, não é? Todo esse processo psicológico deveria estar junto à educação, que começa em casa. Não sei se fico triste com isso ou relevo, tento reeducar e seguir em frente ou se saio catando o lixo das ruas. Prefiro reeducar, mas a batalha não é fácil. Um abraço!

    ResponderExcluir