Seguidores

09 janeiro 2012

DISLEXIA

Dislexia

    
 O que é?
 
       A dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Seu problema torna-se bastante evidente quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso.
Porém se a criança estiver diante de pais ou professores especialistas a dislexia poderá ser detectada mais precocemente, pois a criança desde pequena já apresenta algumas características que denunciam suas dificuldades, tais como:
 
   - Demora em aprender a segurar a colher para comer sozinho, a fazer laço no cadarço do sapato, pegar e chutar bola.
   - Atraso na locomoção.
   - Atraso na aquisição da linguagem.
   - Dificuldade na aprendizagem das letras.
 
A criança dislexa possui inteligência normal ou muitas vezes acima da média. Sua dificuldade consiste em não conseguir identificar símbolos gráficos (letras e/ou números) tendo como conseqüência disso a dificuldade na leitura e escrita.
A dislexia normalmente é hereditária. Estudos mostram que dislexos possuem pelo menos um familiar próximo com dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita.

                                                                            Simaia Sampaio

2 comentários:

  1. Oi professora, belo blog!
    Dando uma passadinha para agradecer pela visita ao Generalizado.com.br
    Agora vou dar uma olhada em outras páginas deste espaço de saberes e aprender um pouco mais.

    Até mais...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita.Aceito sugestões para melhorar o meu blog.Utilizo principalmente para apresentar meu trabalho pedagógico com alunos com necessidades especificas de aprendizagem (PAE).Até mais.

    ResponderExcluir